terça-feira, 30 de setembro de 2014

Parto humanizado domiciliar

Um assunto tão simples e antigo e ao mesmo tempo...novo e desconhecido.

O que é o parto humanizado para mim: É respeitar a vida, meu organismo, minha bebê e a criação divina. Nós mulheres nascemos preparadas para viver este momento, é natural e fisiológico.

Para quem ainda não conhece, vou simplificar, parto humanizado é ter seu bebê, sem intervenção médica, hoje em dia ele pode ser realizado em alguns hospitais, com salas próprias, sem a necessidade de centro cirúrgico, ou ser ainda mais lindo e encantador sendo domiciliar, é o popular parto com parteiras, hoje conhecidas como doulas.

Tenho sido questionada desde o principio da gestação sobre qual parte teria, normal ou cesárea?? 
Acredito que isto não seja uma opção, uma escolha, o parto normal deveria ser fato desde que tudo esteja correndo bem, seja uma gravidez de baixo risco, e a cesárea uma opção para contornar imprevistos, salvar vidas em situações adversas. Talvez o suporte psicológico das profissionais, o carinho e apoio dos familiares sejam mais eficazes que as drogas aplicadas nos hospitais.

Obviamente não somos irresponsáveis e estamos nos cercando de muita informação para tomar esta decisão tão delicada, o que tenho certo para mim é que não quero ser coadjuvante do meu parto, simplesmente participar deste evento cheio de intervenções e regras impostas pela sociedade, e sim ser a responsável por ele, protagonizar, vive-lo. Me emociono ao ler ou assistir vídeos de partos assim, mas sei que nem tudo serão flores, não existe parto sem dor, mas não é necessário haver sofrimento, e é isso que ir para hospital ficar nas "mãos" de médicos me remete, acredito que será o momento mais especial e marcante da minha vida, quero estar ativa, temo pelas intervenções desnecessárias, e não falo apenas da cesárea, mas a episiotomia (corte cirúrgico feito no períneo), ou qualquer forma de antecipar o nascimento que se esperarmos poderá ocorrer de forma natural. Aspiração e uso de colírio no bebê. Sei que hoje em dia existem formas de nos proteger como o plano de parto por exemplo, onde listamos como gostaria que tudo ocorresse e entregamos no hospital, mas quem me garante que será seguido, são muitas dúvidas e medos. 

O que mais me preocupa é não ter minha bebê comigo logo após o nascimento, quero amamenta-la nos primeiros minutos de vida, quero te-la em meus braços ainda com o cordão ligado a mim.... Quero senti-la e estar ao seu lado em todos os momentos, com toda calma, tranquilidade... Imagine ela nunca foi tocada, nunca viu o mundo aqui fora, não posso deixar que tenha essas primeiras sensações longe de nós. Quero recebe-la na água, a meia luz, com som agradável e relaxante, ao lado do meu marido, selando e fortalecendo nossa família.

Hoje introduzi este assunto no blog e relatei meus sentimentos, trarei informações técnicas e até mesmo relatos de profissionais, aguardem...

Caso tenham alguma dúvida ou opinião, compartilhe.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita, seja bem vinda e volte sempre!! ♥

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »